Histórico
XVIII Edição: "Os 100 anos do prêmio Nobel de Robert Andrews Millikan"
A XVIII Edição da Semana da Física - SeFís aconteceu entre os dias 30 de Outubro e 7 de Novembro, de 2023 com um hiato do dia 2 a 5 de Novembro, em razão do feriado de finados. O tema escolhido para essa edição foi: “Os 100 anos do prêmio Nobel de Robert Andrews Millikan”, com o objetivo de explorar como as rupturas fundamentais na ciência permeiam a História e ainda hoje norteiam a Física que fazemos. A ideia foi buscar palestras e oficinas que evidenciassem como o processo disruptivo característico das ciências naturais é vital para seu desenvolvimento, com um foco especial na Física, tradicionalmente sujeita às revoluções que mantêm o avanço do conhecimento e possibilitam as inovações tecnológicas. Confira as diversas fotos do evento!
Cronograma e apoiadores da XVIII edição:
A equipe da XVIII Edição da SeFís contou com os seguintes membros:
Pasta | Integrantes | Professores |
Gestão | Beatriz de Oliveira, Felipe Brambila, Fernanda Segato, João Vitor Lemes e Letícia Serrano | Prof. Dr.. Marcio Peron |
Acadêmico | Lucas Ribeiro e Pedro Crivelari | Prof. Dr. Raphael Santarelli |
Comunicação | Beatriz Castro Gonçalves, Ellen Marinne e Gabriel Amici | Profa. Dra. Lílian M. Jesus |
Financeiro |
Alexandre Fuzita, Beatriz de Oliveira, Leticia Viana, Victor Hugo Pazotto e Letícia Serrano |
Profa. Dra. Lílian M. Jesus |
Workshop | Natan Moreira e Matheus Biscassi | Prof. Dr. Romain Bachelard |
XVII Edição: "No meio do caminho tinha uma pedra: A Física, suas dificuldades, diálogos e desenvolvimento" (2021)
Na 17ª edição da Semana da Física da UFSCar, que ocorreu entre 1 e 5 de novembro de 2021, refletiu-se sobre as questões e dificuldades que surgem no desenvolvimento da Física e da Ciência em geral. Inspirados pelo poema de Drummond, “No meio do Caminho”, o evento contrapôs contextos histórico-sociais distintos nos quais a Ciência se desenvolve, expondo sua natureza e discutindo as possibilidades e necessidades para o futuro. Destacou-se a relação da Física com todas essas “pedras”, refletindo sobre suas dificuldades e diálogos.
A Física, composta de ideias, foi lembrada como um campo que não se desenvolve isolado dos ambientes sociais em que vivemos. Pensar a ciência sob essa ótica oferece uma visão mais abrangente, contribuindo para a formação de educadores, educadoras e cientistas mais conscientes sobre o meio social e científico em que estão inseridos e seu papel no aprimoramento dessas relações.