XX Edição

XX Edição

Programação completa

Segunda-Feira - 01/09

Abertura: Cerimônia de Abertura da XX SeFís

(8:30 — 10:00) — 📌 Auditório do CCET

Resumo:

A cerimônia de abertura da XIX Semana da Física (XIX SeFís) contará com a presença de diversas autoridades da instituição. Estarão presentes a Reitora Dra. Ana Beatriz de Oliveira, a Vice-Reitora Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis e a Pró-Reitora de Extensão Dra. Ducinei Garcia. Representando o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), estará o Diretor Dr. Luiz Paulillo. Do Departamento de Física (DF), participarão o Chefe Dr. Francisco Edinilson e o Vice-Chefe Dr. Paulo Henrique. Além disso, a cerimônia contará com a participação de coordenadores de diversos cursos: Dr. Marcio Daldin (Pós-Graduação), Dr. Marcio Peron (Bacharelado), Dr. Alexandre Gualdi (Licenciatura), Dr. Emanuel Fernandes de Lima (Licenciatura Noturna) e Dr. Fabio Zabotto (Engenharia Física). Além disso, a cerimônia de abertura contará com uma apresentação da orquestra Sons Vítreos, grupo musical da UFSCar que utiliza instrumentos construídos a partir de materiais não convencionais.


Palestra 1: Centenário da Mecânica Quântica

(10:30 — 12:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dr. Adilson J. A. de Oliveira


Mesa Redonda 1: Tecnologias Quânticas

(13:00 — 16:00) — 📌 Auditório do CCET

Mediador: Raul Celistrino Teixeira

Participantes: Yara Galvão, Juarez L. F. da Silva, Felipe Fanchini, Daniel Varela


Palestra 2: Heteroestruturas 2Ds para spintrônica e tecnologias quânticas

(16:30 — 18:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dra. Yara G. Gobato

Resumo:

Materiais de van der Waals ou materiais bidimensionais (2Ds) são cristais que possuem ligação covalente no plano e ligação de van der Waals entre os planos cristalinos. Desta forma, materiais 2Ds podem ser facilmente esfoliados e preparados com espessura de alguns poucos nanômetros apresentando diversas propriedades físicas interessantes que geralmente estão ausentes em materiais macroscópicos tradicionais. Além disso, tais cristais 2Ds podem ser facilmente combinados resultando em heteroestruturas 2Ds rodadas com novas propriedades físicas que dependem do ângulo de alinhamento entre as camadas atômicas. Recentemente, o estudo de propriedades físicas desses sistemas têm atraído grande atenção da comunidade científica, tanto do ponto de vista de física fundamental como para possíveis aplicações em spintrônica e tecnologias quânticas. Exemplos proeminentes desses sistemas incluem heteroestruturas baseadas em grafeno, monocamadas de dicalcogenetos de metais de transição, além de materiais magnéticos 2Ds emergentes. Neste seminário, apresentarei de forma abrangente as principais propriedades físicas e possíveis aplicações de heteroestruturas 2Ds, além de apresentar alguns trabalhos recentes realizados nesses sistemas pela nossa equipe na UFSCAR.


Minicurso 1: Percepção da cor e sistemas de cores

(19:00 — 21:00) — 📌 Sala 230 do AT10

Participantes: Me. Victor Porto Gontijo de Lima, Sofia Maria Brandão dos Santos, Dra. Lilian Tan Moriyama



Terça-Feira - 02/09

Minicurso 2: Introdução ao Aprendizado de Máquina aplicado à Física

(8:30 — 12:00) — 📌 Sala 230 do AT10

Ministrante: Dr. Henrique Ferreira

Resumo:

O Aprendizado de Máquina (ML) constitui uma abordagem de Inteligência Artificial (IA), compondo um conjunto de técnicas computacionais nas quais a solução de um determinado problema não é explicitamente expressa no código: o código é usado para extrair o padrão dos dados a fim de "aprender" a solução do problema. Com o avanço do poder computacional das últimas décadas, esses algoritmos não se restringiram à sua área de origem: atualmente existem diferentes esforços da aplicação de técnicas de IA para as mais diferentes áreas do conhecimento, como engenharias, biologia, química, física e humanidades. Neste tutorial introdutório, apresentaremos os principais conceitos de ML, como as estratégias de aprendizado (supervisionado, não supervisionado, semisupervisionado) e as tarefas básicas que podem ser realizadas (regressão, classificação, agrupamento e redução de dimensionalidade), dando uma visão geral sobre o que são modelos descritivos, preditivos e generativos. Discutiremos o papel da representação dos dados e da informação para a escolha do tipo de algoritmo de ML que se pretende usar, desde algoritmos de Aprendizado Raso (Shallow Learning) até algoritmos de Aprendizado Profundo (Deep Learning). Com isso, pretendemos explorar exemplos de aplicação dessas técnicas computacionais para a solução de problemas relacionados à física. Parte do tutorial será realizada através do uso de códigos em Python, que serão disponibilizados em um repositório público (https://github.com/simcomat/minicurso_ai4physics). Para os interessados em executar os códigos em suas próprias máquinas durante o tutorial, será necessária apenas uma conta Gmail para acesso à plataforma de computação em nuvem Google Colab. Recomenda-se conhecimento básico de lógica de programação e sintaxe de Python (um tutorial aberto sobre Python pode ser acessado em (https://github.com/simcomat/INCT-MatInfo-Tutoriais)


Palestra 3: Ensino Lúdico e Experimental da Física Moderna: mecânica quântica em experiências, jogos e exposições

VIII ENEMF

(19:00 — 21:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dr. Herbert Alexandre João

Resumo:

O ensino da Física Moderna e Contemporânea, em especial da mecânica quântica, apresenta desafios singulares devido à abstração de seus conceitos e ao distanciamento entre o conhecimento escolar e os fenômenos que descreve. Nesta palestra, serão discutidas estratégias lúdicas e experimentais que aproximam esse conteúdo dos estudantes e contribuem para o combate à pseudociência, desenvolvidas ao longo de uma trajetória de pesquisa e extensão que se inicia no mestrado profissional, com a elaboração de uma sequência de ensino sobre a temática, e se estende até os dias atuais com a criação de recursos experimentais e digitais para o ensino de tópicos de Física Moderna. Serão apresentados resultados de projetos e ações realizados em diferentes contextos educacionais, como cursos de formação de professores, desenvolvimento de jogos e construção de aparatos de baixo custo para visualização de fenômenos quânticos. A palestra também abordará a concepção e implementação da exposição interativa Quantum Universe, que reúne experimentos, mídias imersivas e jogos para promover a alfabetização científica em espaços não formais de ensino.



Quarta-Feira - 03/09

Minicurso 3: Introdução a Simulações Quânticas em Python

(8:30 — 10:00) — 📌 Sala 230 do AT10

Participantes: Dr. Tiago Farias, Me. Amanda Valerio, Me. Alexandre Ricardo


Minicurso 4: Introdução a Julia

(13:00 — 16:00) — 📌 Sala 230 do AT10

Ministrante: Dr. Noel Araujo Moreira


Palestra 4: Filosofia da Física Quântica

(16:30 — 18:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dr. Osvaldo Pessoa Jr.

Resumo:

Faremos uma exploração da Filosofia da Física Quântica (não relativística) partindo de cinco princípios gerais da teoria (ondas de matéria, quantização na detecção, emaranhamento, distinção férmions-bósons e vácuo quântico). A seguir, examinaremos quatro questões filosóficas associadas à Física Quântica, todas elas envolvendo a adoção de uma ou outra interpretação da teoria. (1) A consciência do observador afeta o sistema quântico? (2) Imprevisibilidade e princípio de incerteza implicam indeterminismo? (3) O que significa interpretar a ontologia do mundo quântico em termos de potencialidades? (4) O que significa “não localidade” no contexto da Física Quântica? No final, discorreremos sobre a investigação experimental do problema da medição (associada ao ponto 1).


Palestra 5: Estratégias de Enfrentamento à Desinformação e Negacionismo Científico: exemplos da Mecânica Quântica

VIII ENEMF

(19:00 — 21:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dr. Aldo Aoyagui Gomes Pereira

Resumo:

O cenário de desinformação científica e política vivenciado nos últimos anos, principalmente a partir da eleição presidencial de 2018 e a pandemia de coronavírus iniciada em 2020, acendeu um alerta vermelho para as instituições dos diversos setores do poder público que se preocupam com o bom funcionamento das democracias. No âmbito acadêmico e educacional, a preocupação tem se materializado por meio da produção de artigos, dissertações, teses e de congressos em que a temática tem se tornado amplamente discutida por pesquisadores e professores da área. No entanto, grande parte do conteúdo das produções citadas acima ainda possui majoritariamente natureza diagnóstica, e entre aquelas que apresentam propostas de enfrentamento ao problema da desinformação, muitas são voltadas aos espaços não formais de ensino, carecendo, portanto, de uma abordagem robusta de Educação Científica Midiática (ECM) voltada para a sala de aula. Nesta apresentação, discutiremos os principais fatores que levam as pessoas a acreditarem em desinformação científica disseminadas no ecossistema online e a formação de crenças pseudocientíficas em Mecânica Quântica. Por fim, apresentaremos algumas abordagens de enfrentamento a este problema na educação formal.



Quinta-Feira - 04/09

Palestra 6: Estados claros e escuros da luz: reinterpretando e desmistificando o experimento da dupla fenda

(8:30 — 10:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dr. Celso Jorge Villas Boas

Resumo:

O experimento da dupla fenda é um dos mais estudados ao longo da história da física moderna. A partir dos experimentos de Thomas Young, em 1801, ficou evidente, na época, o caráter ondulatório da luz, ratificado mais tarde por James C. Maxwell, através da sua unificação das teorias da eletricidade e do magnetismo. Mas, em 1905, Albert Einstein reintroduziu o conceito de corpúsculos da luz ao explicar o efeito fotoelétrico, dando origem à dualidade onda-partícula, fundamental na Teoria Quântica. Essa dualidade fica evidente nos experimentos de dupla fenda, uma vez que padrões de interferência (onda) surgem em um anteparo, mesmo que fótons apareçam somente em certos pontos, onde fazem cliques como se fossem colisões de partículas o material do anteparo. Em um trabalho recente, a partir de uma descrição microscópica do aparato de medida (detector de fótons ou o próprio anteparo), mostramos que, diferentemente da interpretação padrão clássica ou mesmo da quântica introduzida por Richard Feynman, há fótons (luz) até mesmo nos pontos escuros do anteparo. No entanto, eles chegam a tais pontos em um estado que não interage com a matéria e, portanto, não é detectável, que chamamos de estados escuros da luz. Por outro lado, os fótons chegam igualmente aos pontos iluminados, mas em estados que interagem com a matéria e, portanto, observáveis, os quais chamamos de estados claros. Esses estados quânticos escuros e claros dos fótons (partículas) são então suficientes para explicar os padrões de interferência, mesmo de luz intensa, sem a necessidade de usarmos conceitos de ondas clássicas. Ainda, como consequência dessa teoria, mostramos que não há mistério ao introduzir um observador de caminho dos fótons (por qual fenda ele passa): tal observador não muda a trajetória do fóton, como alegado pelos místicos. Sua interação com os fótons é capaz de destruir a coerência de seus estados quânticos, transformando os estados escuros em estados parcialmente claros e, portanto, observáveis.


Palestra 7: Ouroboros: 20 anos divulgando ciência por meio da arte

(10:30 — 12:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dra. Karina Lupetti

Resumo:

O Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica é um programa de extensão da UFSCar e organiza diversos projetos, especialmente relacionados à divulgação da ciência por meio de atividades lúdicas e inclusivas. Unir arte e ciência permite um diálogo que mobiliza e sensibiliza o público, trazendo aprendizagens significativas para todos que protagonizam as ações que hora estão na universidade, ora em várias comunidades pelo mundo. Ao longo de 20 anos, o Ouroboros se apresenta como um lócus de pesquisa-ação nas ações extensionistas de arte-ciência e hoje contribui ativamente em pensar a pesquisa no fazer e divulgar a ciência com diversidade e inclusão.


Palestra 8: Quântica em Construção: Uma Introdução Histórica para o Ensino de Física

VIII ENEMF

(19:00 — 21:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dr. Nelson Studart Filho

Resumo:

Nesta palestra, discute-se os trabalhos fundamentais de Max Planck (quantum de energia – 1901), Albert Einstein (quantum de luz – 1905), Niels Bohr (modelo atômico – 1913), e Louis de Broglie (dualidade onda-partícula – 1924) que foram decisivos para a criação da mecânica quântica. O objetivo é comemorar o centenário do nascimento da física quântica e disponibilizar ao professor de física um material didático que considera episódios relevantes da história da física do início do século XX.



Sexta-Feira - 05/09

Palestra 9: Biologia Quântica

(8:30 — 10:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Dr. Marcos Cesar de Oliveira


Palestra 10: Processador Majorana 1 da Microsoft

(10:30 — 12:00) — 📌 Auditório do CCET

Ministrante: Prof. José Carlos Egues


Mesa Redonda 2: 25 Anos da Criação da Engenharia Física na UFSCar

(13:00 — 16:00) — 📌 Auditório do CCET


Palestra 11: nan

(16:30 — 18:00) — 📌 Auditório do CCET


Encerramento: Encerramento da XX SeFís e Sarau

(18:00 — 19:00) — 📌 Auditório do CCET